terça-feira, 28 de outubro de 2014

Chá no País das Maravilhas

Alice adora brincadeiras com bonecas onde inventamos histórias e interpretamos papéis. E eu gosto de colocar uns elementos bem diferentes pra estimular a criatividade dela e tornar a brincadeira mais divertida.

Um dia estávamos rodeadas de brinquedos e eu sugeri a ela fazer um chá temático. Perguntei se ela queria tomar um chá com Alice no País das Maravilhas e óbvio que ela achou o máximo. E lá fomos nós, produzir o cenário pra brincadeira começar.

Contei a ela um pouco sobre sua xará famosa e mostrei algumas imagens do filme (que ela ainda não assistiu todo), nada muito demorado pra não perder a graça. Depois, tínhamos um objetivo: arrumar o chá com elementos pertinentes e colocar os personagens no lugar. Escolhemos bonecos que se pareciam muito com os personagens do filme. Outros nós inventamos mesmo, com muita criatividade e muito riso solto. Também fantasiei ela e tivemos duas Alices no chá mais delicioso que já fizemos.

Essa foi a imagem inspiradora:





E este foi o nosso evento:



Conseguimos convidar a Alice, a Lebre, o Gato (olha que sorriso igual!), o Chapeleiro Maluco (brilhantemente interpretado pelo Ben 10 e seu chapéu de folha de revista) e, como em toda festa, Botas resolver dar uma de penetra. Segundo Alice, já que sua xará tinha um gato, ela também tinha que ter um amigo animal.

Destaque para o buffet da festa, totalmente produzido pela anfitriã em massinha de modelar.

"Eu que vou colocar o chá dela."

"Esse é muito gostoso, viu Alice?! É chá de suco!"

"Tem biscoito, rosquinha..."

"Mamãe, acabou!"

Passamos algumas horas brincando de filme, mas não tinha script. Alice, talentosa que é, abusou do improviso e de cacos no texto. Foi uma tarde maravilhosa.

Dessa ideia, dá pra extrair mais um monte. Explorar o filme preferido de cada criança, criar cenário, cenas, textos e deixar a brincadeira de contar história muito mais real e divertida. 

Depois de todo chá, Alice manda beijo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário