quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Dando créditos

Eu conto o milagre e certamente conto o nome do santo. Eu leio um pouco de tudo desde que descobri que estava grávida, mas tenho minhas preferências. Seja pela linguagem, seja pela identificação com as vivências ou até pela empatia com o layout fui construindo os meus "favoritos". 

A primeira fonte de informação veio do Baby Center. Tem vários outros sites que tem conteúdos parecidos, mas o Baby Center me conquistou com seu layout clean e sua precisão no envio das newsletters pro meu e-mail. A gravidinha se cadastra nele (pode cadastrar a família e amigos também) e recebe semanalmente um boletim sobre como está a gestação e o desenvolvimento do bebê. Ele também traz dicas e discussões interessantes sobre comportamento, cuidados com o corpo, enxoval e pano pra manga que não acaba mais. Ah! Os boletins continuam sendo enviados mês a mês depois que o bebê nasce, com temas pertinentes àquela idade até os 3 anos.

Com uma função próxima, lia semanalmente o livro Esperando meu Bebê de Anna Mcgrail e Daphne Metland (Editora Martins) que traz o boletim semanal e algumas dicas de preparação para o parto que se quer (Parte fundamental dele). O livro descreve sobre sintomas da gestação, explica quando se preocupar, ensina exercícios e finaliza com descrições do que esperar nos primeiros dias do nascimento. Fora que esse neném na capa, com essa mãozinha, essas unhinhas e esses paninhos me faziam suspirar de emoção.



O mais interessante deste tipo de leitura é poder saber como o bebê está se desenvolvendo, quais são as novas habilidades que ele adquiriu, quais são os órgãos que estão a pleno vapor etc. E isso melhora sensivelmente a interação da mãe com seu filhote ainda na barriga.

Li também o livro Criando Bebês do Dr. Howard Chilton (Editora Fundamento). Este aborda questões dos primeiros dias do nascimento e como lidar com o choque entre a imagem de perfeição que criamos do nosso bebê e a realidade que eles nos apresentam. Trata de preparar os pais para não surtarem quando todas aquelas coisas normais de bebês começam a acontecer, mas que nunca ninguém te contou (a exemplo de brotoejas, icterícia e as tão temidas cólicas). Fundamental para pais de primeira viagem. Recomendo a leitura antes mesmo do nascimento porque depois que o bebê nasce, já viu, né?


Óbvio que também tive o clássico A Vida do Bebê do Dr. Rinaldo de Lamare (Editora Agir). Apesar de ter coisas nele que nem existem mais (tipo calça enxuta. hahahaha), merece o posto de clássico. Tem coisas em bebês que não vão mudar nunca.


E por fim, o mais legal de todos, meu blog favorito: Potencial Gestante. Eu sou uma leitora tão assídua do blog que chamo a autora dele de "minha amiga Luíza". rsrsrs Somos íntimas (só na minha cabeça). Me acho tão da família que quando fui comprar um aspirador de pó, consultei a Luíza para decidir sobre marca, modelo etc.
Li o blog desde o comecinho e hoje a Luíza (que apenas sonhava em ser mãe) já tem dois filhotes lindos. Um casal de fofuras. O blog começou com ela, mas também tem a participação do marido (que assina como Potencial Paterno). 
O que acho de mais interessante é que eles relatam fatos cotidianos com uma verdade incrível. Você, que não é grávida de novela, nem mãe de revista, se identifica prontamente com todas as questões que eles abordam. Tem muita humanidade nisso e tem um amor incrível. É como conselho de amigo, onde embora a gente não concorde com tudo, sempre ouve com atenção e respeito.

Tem muita coisa boa por aí. Informação não falta. Bebi de muitas fontes e retorno a algumas delas sempre. Se preparar para receber o bebê e já refletir sobre condutas, educação, saúde e vínculos faz com que a gente exerça com mais tranquilidade (ou menos ansiedade) a tarefa mais desafiadora das nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário